1. Tendo em consideração o indicador PIB per capita, abaixo, estima entre que países do Gráfico extraído do US Bureau of Labor Statistics (acima) se situaria Portugal.
Portugal devia ficar entre a Coreia e Mexico.
2. Observando o Quadro 13.3 indica os dois sectores de actividade com:
a) menor salário médio;
Serviço Doméstica com o valor de 14 975€
b) maior salário médio.
O maior salário é os Corretores de titolos e de mercadorias com o valor de 161 879€
3. Explica o ponto de vista de Samuelson, que para “explicar as nítidas diferenças salariais entre sectores de actividade e indivíduos”, conclui pela necessidade de analisar as situações de “concorrência imperfeita no mercado de trabalho”
Os sectores de actividade são:
Agricultura;
Indústria Extractiva;
Insdústria Trasformativa;
Comércio a retalho;
Banca, Seguros e Imobiliário;
Corretores de titulos e de mercadorias;
Serviços;
Serviços domesticos;
Administração Publica.
4. Entre “lavadores de janelas” e “porteiros” qual é a actividade melhor remunerada? Justifica explicitando o conceito de diferenciais de compensação.
Os lavadores de janelas têm que ser melhor remuneradores que os pasteleiros devido aos riscos de escalar um arranha - céus.
5. Um factor importante na justificação das diferenças salariais é a qualificação do trabalho. Define capital humano.
O capital Humano é designado por acervo de capacidades e conhecimentos úteis com valor acumolado pelas pessoas no processo da sua educação e formação profissional.
6. Observa a Figura 13.5. Refere-te à importância do (1) nível de escolaridade e dos (2) anos de experiência na determinação do nível de rendimento.
Os perfis remuneratórios dos homens mostram que os rendimentos aumentam quer com a educação quer com os anos de experiência.
7. Na Figura 13.6 a curva Licenciados/secundário incompleto apresenta quocientes que se aproximam do dobro relativamente à curva Licenciados/secundário completo. Interpreta esta discrepância.
Com o aumento das exigências de qualificação, os rendimentos dos licenciados universitários aumentaram acentuadamente em relação a quem tem apenas o ensino secundário, em especial para os jovens trabalhadores.
8. “Cada dia na universidade é um investimento em capital humano”. Justifica.
Sim é um vestimento porque para frequentar uma uneversidade cada estudante paga 10 000 de propinas e 20 000 em em custos de oportunidade de rendimentos não ganhos. Isso corresponde a um custo de 120 000 em 4 anos.
9. Mostra como o desenvolvimento das tecnologias da comunicação permite a alguns privilegiados auferirem de rendimentos astronómicos. Define o conceito de renda económica pura.
A renda economica pura é o progresso tecnológico está a facilitar a um pequeno numero de indivíduos de topo ocupar uma cada vez maior quota de mercado.
10. “A principal razão para uma grande disparidade nos níveis salariais é que os mercados de trabalho são segmentados em grupos não concorrentes”. Esta segmentação é maior ao nível do pessoal qualificado ou do pessoal indiferenciado? Justifica.
11. Mostra como a educação é um factor de mobilidade do trabalho, proporcionando novas oportunidades às pessoas, designadamente no caso dos imigrantes.
À medida que os imigrantes ganham mais esperiência e educação nos EUA e ganham fluência no inglês, a sua escolha de profissão alarga - se e passam a fazer parte da oferta global de trabalho.
Mas no longo prazo, com os jovens a estudar cada vez mais ciência computacional em vez de irem trabalhar em minas de cobre, a concorrência tenderá a reduzir algumas das diferenças destes grupos não concorrentes.
12. Explica em que consiste o desemprego clássico, representado na Figura 13.7.13.
Indica o efeito tendencial da acção dos sindicatos sobre o nível de:
a) salários no sector sindicalizado;
b) salários no sector não sindicalizado;
c) emprego no sector sindicalizado;
d) emprego no sector não sindicalizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário